Setting up VMs for using OS/X Yosemite’s built-in Dictation with CAT tools

with No Comments

Hosted on Translation Tribulations, and written in Portuguese:

Resumo

O OS/X, o sistema operativo da Apple, inclui nas suas últimas versões a aplicação “Ditado”, que permite ditar para o computador numa panóplia de diferentes idiomas, com a dita máquina a transcrever o texto ditado para o ecrã.

Neste momento, poderão eventualmente pensar “Ah, pois, e tal, isso é o que o Dragon Naturally Speaking faz!”. Pois é. Mas a versão actual do DNS já não suporta Português, e a aplicação do OS/X, com base no software da mesma Nuance que produz o DNS, suporta Português (deste e do outro lado do Atlântico), Alemão (Suíço e o da Alemanha), Checo, Chinês (três variantes), Coreano (da Coreia do Sul – assumo que quem estava a desenvolver a versão do Norte foi raptado pelo regime local), Dinamarquês, Eslovaco, Espanhol (três variantes), Finlandês, Francês (três variantes), Grego, Holandês, Húngaro, Indonésio, Inglês (quatro variantes), Italiano (duas variantes), Japonês, Malaio, Norueguês, Polaco, Romeno, Russo, Sueco, Tailandês, Turco, Ucraniano e Vietnamita.

O sistema operativo faz isto descarregando dicionários acústicos com informação acerca do sotaque e idioma esperado, que são processados localmente com base nessa informação. A melhor parte é esta: podem instalar os que quiserem.

Trabalhando eu essencialmente com Português e Inglês, e sendo detentor de uma licença do Dragon Naturally Speaking, pude comparar a funcionalidade de um e outro. No entanto, a maioria das ferramentas CAT não funciona em ambiente OS/X, pelo que se torna necessário recorrer a máquinas virtuais a correrem o Windows para beneficiar simultaneamente das potencialidades acrescidas oferecidas pela Apple e da base comum oferecida pela plataforma da Microsoft.

Assim, estabeleceu-se Inicialmente, uma base comum para avaliar o software de visualização que permita beneficiar do ditar juntamente com aplicações CAT. Foram avaliados dois pacotes de software de virtualização com exactamente a mesma máquina virtual, e testado o desempenho e funcionalidade em ambos.


Read more

Leave a Reply